quinta-feira, fevereiro 13

Exposição "Cazuza Mostra sua Cara" - Museu da Lingua Portuguesa


Hoje gostaria de compartilhar minha experiência na Exposição "Cazuza Mostra sua Cara" que está ocorrendo no Museu da Língua Portuguesa.

Este museu que é muito legal sempre trouxe exposições dos nossos grandes mestres da literatura( Machado de Assis, Oswald de Andrade, Fernando Pessoa, Clarisse Lispector são alguns dos nomes que lembro).Agora eles resolveram homenagear um outro  tipo de poeta  um músico contemporâneo.  Nas palavras do Secretário da Cultura Marcelo Araújo: "Com esta exposição – a primeira em sua história dedicada a um criador que se destacou como compositor e não como escritor – o Museu oferece ao público uma abordagem dupla e indissociável sobre a Língua Portuguesa e a música brasileira como patrimônios imateriais de nosso País. Nela também está presente a marca do Museu, ao oferecer aos visitantes uma experiência multissensorial de grande impacto".

Então vamos para a exposição. Pegue o elevador para o 2º andar, logo que a porta do elevador abre  você dá com letras gigantescas que formam o nome Cazuza e fotos de pessoas com palavras e letras e musicas do astro ( na fotinho abaixo eu só consegui pegar o UZA do Cazuza)



E como vem sendo costume nas exposições em Sampa, abrimos a cortina preta e vamos para um sala.

A primeira sala  tem um telão que explica sobre o trovador e sua origem.
 
 

Então somos convidados para continuar, a próxima sala tem  espelhos e luzes que se movimentam de acordo com a musica e voz de Cazuza, muito muito louco

Agora é hora de entender Cazuza e o contexto brasileiro de suas experiências. Como? Aqui você tem totens por períodos, com uma foto de Cazuza daquele período e  na tv passa informações sobre o que ocorreu naquele período, é bem legal e a cara deste museu.

 
 
 

 
 
Saindo desta sala você dá de cara com um daqueles telefones antigos tocando, atenda e  ouça Cazuza do outro lado, falando.... o que?? -  vai lá e ouve...
 
Entre na próxima sala e pague um micão com o karaokê....
 
Após extravasar cantando "Brasil mostra sua cara", "Ideologia eu quero uma para viver" ou no meu caso "Exagerado... jogado aos seus pés.."  passamos para  outras duas salas, uma onde tem várias frases e entrevistas do ídolo bem legal (toda com pôster de Cazuza na parede) e a outra  é vermelha com vários totens onde você aprende um pouco sobre a rima em suas musicas..
 

 
 
 

 
 
Uma nova sala surge  com várias frases presas ao teto, a primeira é a conhecidíssima de Cazuza: "Ideologia eu quero uma para viver" depois surgem  frases  de manifestações  como a  minha predileta:
 
 
 

 
 
Enquanto você acompanha estas placas, abra as portinhas que apresentam itens do cantor/compositor: o lenço, o óculos, o tênis, até escova de dentes e bilhetinhos como um que ele  diz que estava mal até tomar uma vodka e ficar feliz.
 
  
 
Para finalizar tire uma foto, escolha um pedaço de uma musica entre 40 opções e receba em seu email a  recordação. Eu escolhi "transformar o tédio em melodia"
 
 
 
Em tempo, aproveite a visita e conheça ou reveja este museu bem legal. Eu fiz isto e ainda dei uma voltinha na Pinacoteca (que fica logo em frente) onde aproveitei para almoçar, mas esta é outra aventura que conto no próximo post.
 
Apenas uma observação, a melhor maneira de ir ao Museu da Língua Portuguesa, assim como à Pinacoteca é descer na  estação Luz do Metro/CPTM, mas se não conhece a região, não se assuste você realmente vai ter dificuldade, especialmente se vem da linha amarela onde não tem nenhuma indicação dos museus, a indicação aparece quando estamos a poucos metros da saída. E eu perguntei 3 vezes para guardas como chegar no Museu da Língua Portuguesa (que é do lado da estação de trem) e os seguranças me ensinaram como chegar na Pinacoteca...
 
Onde: Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº
Centro - São Paulo - SP
de terça a domingo, das 10h às 18h, sendo que na última terça-feira do mês o museu fica aberto até às 22h (a bilheteria fecha às 21h).

 I
ngresso:Inteira: R$ 6,00 / Meia: R$ 3,00
 

Nenhum comentário: