quarta-feira, novembro 6

Stanley Kubrick - MIS


O MIS (Museu da Imagem e do Som) trouxe esta ótima exposição que é a primeira da America Latina sobre Stanley Kubrik, um cineasta que adora surpreender seu espectador e muitas vezes colocá-lo em posição de participante da trama.

Abaixo faço uma longa explicação da exposição,  mas as principais dicas são:  não deixe de pegar o  folder( catálogo da exposição) e seguir a lista dos filmes conforme ali direcionado; as salas de Laranja Mecânica, 2001 e O Iluminado são imperdíveis, uma linda homenagem para este grande mestre.

Antes de ser cineasta Kubrik era  fotógrafo, sua carreira começou com a foto que tirou de um vendedor de jornal arrasado no dia seguinte a morte do presidente Roosevelt. Logo no início da exposição você tem a oportunidade de conhecer esta vertente do mestre, ver algumas de suas fotos e suas câmeras fotográficas. É também possível ver o Leão de Ouro ganho  no Festival Internacional de Cinema de Veneza pela sua obra.


Leão de Ouro


  Nesta sala  está, ainda, o quadro  Ensaio na Chuva de Christiane Kubrik - esposa de Stanley, aquarela com Stanley Kubrik em um ensaio para o filme Barry Lyndon, vale mencionar que esta aquarela  ilustra a  Mostra Internacional de Cinema em São Paulo deste ano e que a Sra. Kubrick está  com 81 anos  e veio a Sampa  para a Mostra.


Ensaio na Chuva
Subindo as escadas você tem  a oportunidade de saber um pouco sobre os primeiros curtas-metragens de Kubrick: Dia da Luta de 1951  (contendo fotos que ele tirou do boxeador Walter Cartier); O Padre Voador de 1951 (documentário de 9 minutos que conta dois dias da vida de um padre) e os Marinheiros de 1953 (seu primeiro filme colorido de 30 minutos).

Em uma busca no youtube é possível localizar tais curtas,  vejamos:
Dia da Luta ( sem legenda): http://www.youtube.com/watch?v=519M7nzBRZA
O Padre Voador (com legenda em português): http://www.youtube.com/watch?v=NvBvtTsIXCc
Os Marinheiros(com legenda em francês): http://www.youtube.com/watch?v=b7ICjmtK1UM


A partir daí você entra em salas pretas ( salvo a de 2001 que é branca e Barry Lyndon que é vermelha) todas fechadas com cortina de veludo preto e, conhece um pouco mais dos filmes,  pode assistir cenas, ver cartazes, objetos e até roteiros originais com comentários de Kubrick.

Iniciamos a jornada com Medo e Desejo de 1953 que foi primeiro filme de Kubrick (longa-metragem)  e o primeiro sobre a guerra.

A Morte Passou Perto de 1955 tem um Kubrick autor, produtor, diretor e cinegrafista que também edita e faz a mixagem do som deste filme rodado em NY, mistura filmes de gângster e film noir.

O Grande Golpe de 1956 é sua primeira adaptação de um livro para o cinema e o primeiro com orçamento maior (compare as planilhas de orçamento de A Morte... e Grande Golpe que estão na exposição) o que lhe permitiu trabalhar com atores profissionais.

Glória  Feita de Sangue de 1957  traz novamente o tema da guerra e tem no papel principal Kirk Douglas, foi rodado na Alemanha e mostra muito as trincheiras, ambientação esta que você pode sentir na exposição.
Sala dedicada ao filme Glória feita de Sangue
Dr. Fantástico de 1964  é classificado pelo próprio Kubrick como uma comédia de pesadelo, lá  você vai vivenciar a sala de guerra e ver uma maquete da mesma.


Maquete da sala de guerra


Barry Lyndon de 1975 é um filme de época baseado em romance de 1844 filmado na Alemanha e  Inglaterra, na exposição você tem acesso a fotos de maquiagem e cabelo, sendo possível perceber o cuidado com todos os detalhes, lá também você vê várias roupas originais e a câmera filmadora.

Câmera Filmadora de  Barry Lyndon
O Iluminado de 1980: este filme é, na minha opinião, o melhor de Kubrick, já vi várias vezes, assim minha expectativa era alta e adorei a ambientação. Você entra no corredor do hotel, é  um pouco escuro (por isso as fotos não ficaram muito boas), então, você vai abrindo as portas dos quartos e sendo apresentadas para roteiros e objetos do filme e muita atenção na ultima porta (logo depois do vídeo) uma surpresa te espera, abra a porta com cuidado!!!



Take 1 do Iluminado
Eu saindo de um dos quartos



Vestidos das meninas Grady


faca da esposa Wendy


machados de Jack





Todos os objetos das fotos são originais!!!!!










 



Lolita  de 1962, a sala deste polêmico filme, que é baseado em livro homônimo de  1955 que trata de romance entre um professor de literatura e uma menina de 12 anos, é muito bonitinha  com sofá rosa e o filme passando em dois corações.



2001:Uma Odisséia no Espaço de 1968 é um marco da ficção científica. Sala lindíssima   ver o macaco, o bebe estelar, a roupa do astronauta,todos os esquemas e dificuldades da centrifuga é realmente emocionante. Algumas das fotinhos, para tentar traduzir a emoção:


a emoção de ver um Oscar tão pertinho!!!! Oscar de efeitos especiais de 2001


Mochila!


Relógio de pulso Hamilton





ver o original assim pertinho é incrível!




Roupa e mochila



A visão da sala de 2001 a partir do andar superior!








Spartacus de1960, com Kirk Douglas é o filme de maior descontamento de Kubrick, que não teve controle total deste filme. Na exposição é uma das salas mais simples, tem o portão, um vídeo e o mais legal a roupa.





E então você chega na loucura total de Laranja Mecânica de 1971, o mais polêmico dos filmes de Kubrick, não dá para falar, tem de ver para entender, mas deixo 2 fotinhos para dar vontade:
Conhecendo a Lucy


Entrada da sala, vários televisores passando partes
 do filme e um espelho no teto

Respire fundo, você terminou a parte mais fantástica da exposição, suba as escadas, e então verá AI- Inteligencia Artificial de 2001 baseado no livro Superbrinquedos Duram o Verão Inteiro de 1969, comprado por Kubrick em 1980 mas não produzido naquele momento,  pois o diretor  entendeu que os efeitos especiais seriam inviáveis. Em 1999 Kubrick ofereceu o trabalho de diretor para Steven Spielberg e Kubrick queria ser o  produtor, mas, devido a sua morte o roteiro é finalizado por Spileberg, que deixou seu estilo próprio, pessoalmente não vejo nada de Kubrick. O espaço entre as escadas é pequeno como a importância deste filme para a obra do mestre.
 
Nascido para matar de 1987 é mais um dos filmes de guerra de Kubrick,  não é propriamente uma sala mas sim a entrada deste andar, onde colocaram duas camas de quartel onde você deita e fica assistindo cenas do filme (bem interessante), um espelho dá sensação  maior do espaço.

Logo depois uma porta larga deve ser aberta, faça-o, e seja bem vindo a De olhos bem fechados de 1999, o último filme do mestre, você é recepcionado pelas máscaras e quando vai para outra sala, surprise!! você consegue ver pelas máscaras a sala anterior,  bem bolado(obs. são as máscaras originais usadas no filme e feitas em Veneza), fotos e posters incorporam este ambiente muito bonito.



Finalizados os filmes você irá  conhecer algo novo, dois filmes que não ocorreram: Napoleão, sobre o imperador o qual Kubrick era fascinado, mas nenhum estúdio se interessou pela produção que tinha alto custo e  Kubrick queria filmar as cenas internas a luz de velas (o que não era possível tecnicamente em 1969, quando ele apresentou o projeto), mas,  para se ter ideia da quantidade de material coletado, existe um móvel catálogo enorme.


Aryan Papers é outro filme não produzido. Após grande pesquisa sobre o holocausto, pesquisa esta que pode ser percebida na quantidade de livros  constantes na exposição, todos com várias anotações de Kubrick, porém quando percebe que a A Lista de Schindler,sobre mesmo tema, ia chegar  ao cinema  antes, Kubrick decidiu cancelar a produção.

A ultima parte é uma sala com o  vídeo A Musica dos Filmes de Kubrick,  muito didático e vale a pena ver e saber um pouco mais sobre o significado e impacto  das  músicas nos seus filmes.

Aqui deixo a unica reclamação quanto a exposição, o lugar era passagem para os funcionários, inclusive levaram mais de 10 garrafões de água no período em que fiquei lá, além de ser lugar onde os seguranças ficavam conversando, o que atrapalhava a visualização  e  principalmente ouvir o vídeo. Para piorar ao final resolvemos reclamar e ninguém deu bola,  disseram apenas  para mandar um email.

Mas isto não tirou o brilho desta exposição maravilhosa!!!!

obs. A entrada custa R$10,00 ( gratuita na terça-feira). Estacionamento R$8,00. 

obs. 2. Tem um restaurante maravilhoso (Chez MIS) que será objeto de um post só dele.


Conclusão: se você gosta de Kubrick não deixe de ir, se não o conhece é uma ótima oportunidade para ser introduzido neste mundo.....


O MIS fica na Avenida Europa, 158- Jd Paulistano.

Abre de terças a sextas, das 12h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 21h

Maiores informações: http://www.mis-sp.org.br/



 

Nenhum comentário: