sexta-feira, outubro 25

Exposição Sebastião Salgado - Genesis

Sebastião Salgado, um dos mais respeitados fotojornalistas  do mundo (que chamarei, a partir de agora, de SS para facilitar) é um brasileiro (mineiro)  que somente trabalha com fotografias em branco e preto.  Sua ideia é que  as pessoas reflitam sobre a situação econômica do local retratado (por meio do choque, ou  da imagem nua e crua da pobreza, da dor, e da fome) ressaltando que SS é um economista. Nas palavras do próprio SS: "Espero que a pessoa que entre nas minhas exposições não seja a mesma ao sair" .

Dentre os diversos trabalhos deste mestre, podemos destacar  dois grandes Projetos: Trabalhadores (1996)  e Êxodos (2000) .
 
No Projeto Trabalhadores SS retrata diversas atividades que são sinônimo de trabalho penoso: pesca do atum na Sicília,  garimpeiros e trabalhadores rurais no Brasil, trabalhadores em uma mina de enxofre na Indonésia, famílias indianas envolvidas na construção de barragens para irrigação, combatentes de incêndios  em poços de petróleo no Kwait.

Já no Projeto Êxodo SS conta a história do que denomina "humanidade em transito", de acordo com SS na introdução do livro deste projeto: "Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes. Pessoas fogem das guerras para escapar da morte, migram para melhorar sua sorte, constroem novas vidas em terras estrangeiras, adaptam-se a situações extremas". è um trabalho da vida nômade, em locomoção.
 
Agora o Projeto Genesis é segundo sua esposa Lélia  curadora da exposição: "(...)uma jornada em busca do planeta como existiu desde sua formação e em sua evolução,  antes que a vida moderna se acelerasse e nos afastasse do núcleo essencial . (...) Fazemos um tributo a esse nosso frágil planeta que temos o dever de proteger".

Falando propriamente da exposição do  Projeto Genesis, que está no SESC Belenzinho, ao entrar  no SESC você vê algumas das fotografias de Sebastião Salgado  em versão ampliada !
 
Obs.: este setor  é um  local descoberto, mas caso  no dia  da sua visita  estiver chovendo, não se desespere, todas as ampliações estão na exposição em ambiente fechado.



Fotografias ampliadas na parte descoberta
 
As fotografias são divididas em 5 grupos:
 
Planeta Sul: Antártica, Sul da Georgia, Malvinas Diego Ramirez e Ilhas Sandwich;
 
- Santuários: Galápagos, Nova Guiné, Irian Jaya, Indonésia , Madagascar e Ilha  Siberut;
 
- África: Botswana, Ruanda, Congo Uganda, Namíbia, Etiópia, Líbia e Algéria;
 
- Terras do Norte: EUA (Alasca e Colorado em especial); Canadá; Rússia; e
 
- Amazônia  e Pantanal: incluindo os Tepuis Morro Roraima e Venezuelanos (que ficaram famosos mundialmente em razão do desenho animado Up- Altas Aventuras)


Obs2: Planeta Sul, Santuários e África estão juntos logo  após a entrada do  Sesc, porém,  Terras do Norte e Amazônia Pantanal estão em uma sala após a área de descanso, portanto saindo da primeira parte vá para o lado direito até a área de descanso. E chegando na área de descanso você verá  também  a belíssima ampliação abaixo, ela  é gigantesca e  o chão onde ela está localizado é de vidro e abaixo está a piscina aquecida do Sesc, veja que lindo efeito...

                                              
 
 
Resumindo, a exposição é encantadora e te leva a lugares nunca antes imagináveis e inóspitos (que provavelmente nunca teríamos a oportunidade de ver tão de perto) , vale muito a pena, ademais  é gratuita. Abaixo deixo algumas  imagens das fotos que mais me encantaram.











Albatrozes


Lêmures (olha a família do Rei Julien!!)



 





E aqui a indicação dos Grupos África e Amazônia e Pantanal:























E  dois pinguins de uma  das fotos de SS, não parece que eles estão sorrindo para a gente?  Totalmente encantador.











 
 
A exposição, como disse antes,  é maravilhosa, tudo de muita qualidade, a minha única reclamação para o SESC Belenzinho é referente a luz, algumas fotos  a luz estava tão forte que refletia tudo e era difícil de ver a imagem ( tirar foto então ..)


Obs.3: o SESC Belenzinho tem uma comedoria constituída de restaurante por kilo e uma lanchonete, recomendo um almoço ou lanche lá, excelente CB (Custo Benefício).
 
Gostaria de terminar incluindo um vídeo de uma apresentação do Sebastião Salgado, eu tive a felicidade de assistir este vídeo antes de ver a exposição e recomendo a todos para entender um pouco mais deste homem
 
 
Acredito que  a  principal mensagem da exposição está no texto da foto abaixo, a qual espero que possamos refletir, afinal, como bem disse o Sebastião Salgado: que a pessoa que entre nesta exposição não seja a mesma a sair.



Algumas informações foram extraídas de :
option=com_content&view=article&id=67:sebas
 
 
Sobre a exposição e o SESC Belenzinho:
 
 


quarta-feira, outubro 23

Dali: A Divina Comédia

Recomendo muito esta exposição que ficará até o dia 27 de outubro na Caixa Cultural (localizado na Pça. da Sé).



Contando com 100 gravuras feitas por Dali durante 5 anos para uma edição do livro A Divína Comédia de Dante . 

Cada uma das 100 gravuras é referente a um  dos cantos da Divina Comédia, divididos em 3 fases( como no livro): Inferno, Purgatório e Paraíso.

 As placas explicativas são ótimas e te colocam no contexto de cada fase.


Os Avarentos -
Purgatório
 
Judas -
Inferno






 Cacciaguida - Paraíso
  Dali mostra uma visão bem distinta  das que estamos acostumados a ver da Divina Comédia e mesmo o seu paraíso é um pouco infernal.
 As cores e nuances de Dali estão presentes, mas é um Dali diferente. Ao final retratos de Dali e Dante e um pequeno resumo sobre estes dois mestres te deixam com vontade de quero mais.  
A organização é muito boa tornando fácil acompanhar a cronologia da obra.
 Excelente, principalmente considerando o fato que é muito difícil, no Brasil, ter a acesso a uma exposição de Dali 

Estou voltando!

Meu pobre blog foi abandonado, primeiro por trabalhar demais e   quando tinha tempo ocioso tudo  que não queria era ficar na frente do computador (coisa que já fazia de segunda a sexta umas 10/12 horas por dia)  depois pela loucura da correria do casamento (sim, eu casei!! E em breve compartilharei aqui todas as dificuldade e todas as felicidades) , mas estou voltando e preparando alguns post de lugares legais e começo pela exposição de Dali sobre a  Divina Comédia de Dante, aguarde dentro de alguns minutinhos o primeiro post( que espero seja de uma série)